Os cinco melhores programas da televisão brasileira

Pois é, eu não sabia que o conteúdo da televisão brasileira despertasse tanto interesse. Quando manifestei no Facebook a intenção de listar Os 10 Piores programas da televisão atualmente houve incentivo para que o fizesse. Claro, que qualquer avaliação que se faça é uma coisa subjetiva e passível de discordância num ponto ou outro. Mas há unanimidade no fato de que a televisão brasileira é totalmente carente de bons programas.

Há alguns poucos programas que podemos considerar bons ou razoáveis. Sendo assim, neste artigo, vou listar os Cinco melhores programas da televisão brasileira.

Nos últimos anos uma categoria vem ganhando destaque nos Estados Unidos, Os Críticos de TV. Os denominados “críticos de tv” são profissionais que acompanham a programação da TV americana e que fazem relatos acerca do que o público acabou de assistir.

Estas críticas advêm da necessidade e preocupação duzamericanu em ofertar boa programação. Então você me pergunta: “É boa a programação da televisão americana?”. Simplesmente, digo que não sei, não sei, não sei.

Antes de listar Os cinco melhores programas da televisão atualmente, creio que será necessário analisar algumas conjunturas que apresente respostas, senão conclusivas, ao menos aceitável do porque o conteúdo da televisão é tão ruim. Claro, que há bons programas, mas estes são poucos, dá para se contar nos dedos das mãos os que merecem referência positiva.

Outro ponto que quero destacar, é que nossa abordagem vai se limitar à programação aberta. A ordem de classificação dos programas não significa necessariamente que o que está listado em primeiro seja mais bem avaliado do que o que aparece em sexto, por exemplo.

O que você busca na TV?

Adianto que opino na condição de espectador e consumidor. Quando a pessoa se assenta na frente de uma televisão, torna-se espectadora e consumidora. Logo, é natural que ela busque qualidade, transmissão de conhecimento e informação ou simplesmente entretenimento.

Ocorre que as pessoas têm preguiça de pensar e aceita passivamente a qualquer coisa que passa na TV, que vive de Ibope e anunciantes.

Esta condição leva os programadores e responsáveis pelas tevês a empurrar soluções fáceis, a apresentar programas considerados “água com açúcar”. Não havendo critica, não há qualidade e nem compromisso do melhor.

O que a TV faz é oferecer um espelho para a sociedade que passivamente aceita a imagem nele refletido, mesmo que distorcida, uma vez que a TV é tendenciosa e busca seus interesses imediatos.

Feito estas considerações, vamos aos Cinco melhores programas da televisão brasileira.

1 Lugar – O Mundo Segundo os Brasileiros

O Mundo Segundo os Brasileiros é um documentário no formato reality show. A série é baseada no original argentino El Mundo Según los Argentinos. Os episódios são narrados por personagens reais vazado num tom documental. O programa tem sido bastante elogiado pela crítica.

A proposta do programa é destacar o mundo segundo a ótica e experiências dos brasileiros no exterior. Apesar de ser veiculado nas madrugadas na Band, tem alcançado bons índices de audiência, razão porque ganhou capítulos extras. Estados Unidos, Cingapura, República Checa e Taiwan são países que já ganharam destaques no programa.

2 Lugar – 50 por 1

50 por 1 é um programa apresentado pelo empresário Álvaro Garnero e exibido pela Record semanalmente, sempre aos domingos, após a meia noite.

O programa é uma espécie de documentário na forma de reality show e se encontra na sexta temporada, que foi batizada de Águas do Brasil. Esta nova temporada é dividida em 11 episódios, sendo a abertura uma aventura pelo Jalapão (Tocantins) um lugar belíssimo.

Em Águas do Brasil Garnero vai subir o rio São Francisco, explorar o Amazonas, finaliza mostrando os melhores momentos de toda esta aventura. 50 por 1 tem objetivos específicos, mostrar as belezas dos lugares que são retratados e mostrar como vivem seus habitantes.

O aventureiro Álvaro é uma espécie moderna de David Livingstone, o missionário e explorador inglês que se tornou famoso por ter sido um dos primeiros europeus a terem explorado o interior da África.

Claro, que Livingstone não tinha as facilidades e glamour deste explorador moderno. Oh, inveja, arreda pé, sua malacriada!

3 Lugar – Repórter Record Investigação

O Repórter Record Investigação traz um formato jornalístico, sendo apresentado pelo veterano repórter Domingos Meireles. O programa é produzido e exibido nas noites de segunda-feira as 22:15 horas.

O propósito do Repórter Record Investigação é apresentar reportagens de cunho investigativo, detalhando operações policias e dedicando-se a fazer uma abordagem mais profunda sobre assuntos que tiveram grande impacto sobre a sociedade.

No programa de estréia a equipe do Repórter Record Investigação foi até El Salvador documentar a luta sangrenta de gangues naquele país e que coloca em alerta o governo dos Estados Unidos.

4 Lugar – Tapas e Beijo

Tapas e Beijo é produzido e exibido pela Globo nas terças-feira após a novela das nove. O programa conta com um ótimo elenco e é protagonizado pelas atrizes Fernanda Torres (Fátima), Andréa Beltrão (Sueli).

A programação segue um curso, o que dificulta a compreensão caso se perca algum episódio. A trama versa sobre as dificuldades do universo feminino e suas decepções amorosas.

Em seu primeiro ano de estréia Tapas e Beijo foi indicado para o Prêmio Extra de Televisão nos quesitos Melhor Série, Melhor Atriz, Melhor Tema Musical. Outra indicação vitoriosa foi o Prêmio Contigo de TV, sendo vitorioso em diversas categorias.

De lá para cá o programa tem colecionado diversos prêmios, dentre eles o Troféu Imprensa de 2014 na categoria Melhor Humorístico.

5 Lugar – Globo Repórter

melhores programas da televisão brasileira

Há 41 anos no ar, O Globo Repórter é um jornalístico produzido e exibido pela Globo, sempre nas noites de sextas-feira após a novela das nove.

O Programa substituiu o extinto Globo Shell Especial. Dada a sua natureza jornalística o programa aborda e aprofunda questões que não teriam o mesmo espaço na grade televisiva da emissora carioca.

A criação do Globo Repórter foi inspirada no jornalístico 60 Minutes, da CBS News. Mas, devido a falta de estrutura da Globo na época para produzir algo semelhante, optou-se adotar o modelo do extinto Globo Shell Especial e produzir cine documentários com narração em off do apresentador.

Deu certo, o Globo Repórter dada a sua qualidade jornalística e estética tem ganhado inúmeros prêmios, dentre eles Prêmio Qualidade Brasil de melhor programa jornalístico.

Finalizando, confesso que foi difícil elaborar esta lista, poderia listar outros cinco programas considerados bons, mas não quero apenas cita-los. O objetivo é fazer uma breve crítica, conhecer alguns detalhes antes de expor minha opinião, que reitero, é subjetiva.

Hoje, não vejo nenhum programa que mereça ser destacado. Um bom programa pra mim tem de ter três aspectos, transmitir informação, entreter e agregar conhecimento.

Leia mais:
Fechar