Como lidar com a explosão de conteúdo

A humanidade sempre buscou uma forma de aprender coisas novas e reter conteúdo. Desde os primórdios, quando os primeiros representantes da nossa raça conseguiram entender o que eles precisavam fazer para conseguir sobreviver existia a necessidade não apenas de saber, mas também de compartilhar o que se aprendia com outras pessoas, como uma das estratégias para garantir a sobrevivência da espécie.

Com o passar dos anos a preocupação maior acabou recaindo na forma como este conhecimento seria armazenado. Temos diversos exemplos na nossa história de ações realizadas pelos humanos com o principal objetivo de reter todo este conteúdo e manter ele disponível para a humanidade. Um dos exemplos mais emblemáticos foi o da grande biblioteca de Alexandria.

O local foi criado para com o objetivo de se transformar no grande centro do conhecimento de toda a história da humanidade, mas suas instalações físicas acabaram não conseguindo sobreviver por muito tempo.

Mas a sua ideia permaneceu em algum lugar do cérebro humano. Hoje em dia temos a nossa grande Biblioteca de Alexandria, com a vantagem de não existir uma estrutura física simples de ser destruída: a internet.

Vivemos o que muitos pensadores classificam como era da informação, que também pode ser chamada de era de conhecimento.

Nunca antes da história da humanidade foi produzido tanto conhecimento de uma maneira tão rápida. E neste novo cenário surge um novo problema: como conseguir lidar com esta grande explosão de conteúdo?

Curadoria ganha força

explosão de conteúdo

Apesar da internet ser vista nos dias de hoje como o grande centro do conhecimento da humanidade, ela é apenas um dos veículos utilizados para disseminar ideias, teorias e outros tipos de informações. Os livros, as mídias como CDs, DVDs, os jornais, as revistas e tantos outros também estão se multiplicando neste cenário.

E uma expressão que até pouco tempo atrás era utilizada somente quando o assunto era arte e similares acabou se tornando uma referência importante quando o assunto também é o conhecimento e a educação.

A curadoria de conteúdo acabou se tornando não apenas uma estratégia ou um diferencial na vida de empresas e de pessoas, mas uma necessidade neste grande mar de informação que está disponível nos dias de hoje.

Como a curadoria se relaciona com o conteúdo?

A curadoria é um processo de seleção e filtro de toda a informação ou conhecimento que seja verdadeiramente útil para um determinado fim.

Ao mesmo tempo que temos uma grande quantidade de informações importantes e relevantes disponíveis para a sociedade, também acabam se criando informações e conhecimentos que nem sempre podem encontrar utilidade no dia a dia das pessoas. E o papel do curador é justamente conseguir separar o joio do trigo.

Apesar de ser visto como algo muito inerente as empresas que trabalham com a informação, o processo de curadoria tende a fazer parte do comportamento das pessoas no dia a dia.

Na medida que ela se acostuma com esta explosão de conhecimento, as pessoas também tendem a começar a criar sistemas de  filtros e seleção mais inteligentes, com o objetivo de continuar sua busca pelo conhecimento.

Leia mais:
Fechar