A leitura biométrica e suas aplicações

Os múltiplos usos da leitura biométrica. Já é possível utilizar a leitura da digital em muitas oportunidades em nosso dia a dia. Bancos estão utilizando este sistema para que os clientes possam realizar serviços nas agências e nos caixas eletrônicos. Já faz tempo que a segurança dos dados das pessoas é alvo constante de estudos para tentar ser aumentada em todos os casos onde forem necessárias.

O uso de senhas para passar o cartão de crédito ou para coisas do cotidiano, como desbloquear a tela do celular, já está ficando para trás e algo que, há algum tempo parecia longe da realidade, está se firmando no mundo inteiro: o uso da leitura biométrica.

As eleições para cargos públicos como presidentes, governadores e prefeitos serão feitas com a utilização da digital em algumas cidades.

Nas autoescolas é com a digital que a pessoa prova que fez as aulas. Sendo assim, a leitura biométrica se diz completamente mais eficaz e segura do que o uso de senhas.

A leitura biométrica nos estádios de futebol

leitura biométrica

Há uma perspectiva muito grande do uso da leitura biométrica nas catracas dos estádios de futebol, consistindo num sistema de cadastro e controle de acesso dos torcedores às dependências do estádio.

Esta ação é importante para barrar o acesso de arruaceiros que foram proibidos de assistir a jogos de futebol nos estádios.

A última mudança mais radical neste sentido foi o anúncio da empresa Apple, fabricante do iPhone, smartphone com múltiplas funções, de que a liberação do telefone para uso (o desbloqueio de tela) poderia ser feito por meio da digital.

Tudo isso graças a uma nova tecnologia que alia o touchscreen dos novos smartphones com a percepção da digital do usuário.

Agora é muito mais fácil e seguro fazer isso e, com certeza, esta ação é revolucionária no que diz respeito ao uso de leitura biométrica para segurança das pessoas.

A digital é um conjunto de ‘linhas’ existentes nos dedos de nossas mãos, que nos caracterizam e nos diferenciam dos outros. Cada um possui uma digital.

Ninguém, nem mesmo gêmeos idênticos, possui a mesma digital. É por isso que o sistema de identificação por biometria é tão eficiente.

Mesmo assim, há casos onde a digital da pessoa é praticamente ilegível ou a pessoa apresenta falhas na digital. Nestes casos, a identificação por biometria não é tão interessante, pois não há como identificar esta pessoa.

A tecnologia necessária para inserir a leitura biométrica em tudo que seja necessária a identificação de pessoas ainda precisa ser aperfeiçoada. Por isso, as transformações vão acontecendo aos poucos e cada vez mais serviços disponibilizam esta opção.

Certamente, em breve, tudo isso será obrigatório, já que é uma tendência mundial e consiste no melhor método de identificação de pessoas.

De qualquer forma, qualquer mudança leva tempo. E o tempo é necessário para que esta mudança ocorra de forma perfeita. Neste tipo de coisa, falhas não são aceitáveis.

Logo nós teremos que utilizar nossa digital para absolutamente tudo. E isso é realmente bom! Todos sempre reclamamos que os atuais sistemas de identificação de pessoas são falhos e passíveis de erros e até atos de má fé de pessoas mal intencionadas.

Portanto, que venha o sistema de biometria para tudo em nossas vidas e que este sistema resolva de uma vez por todas o problema de fraudes em todos os tipos de ações que precisamos tomar em nosso dia a dia!

Leia mais:
Fechar