O ciúme pode arruinar seu relacionamento

O número um hit da música pop de 1983 também pode ser a canção mais incompreendida de todos os tempos. “Every Breath You Take” foi escrita por Sting, então vocalista do The Police, depois de um doloroso rompimento com sua primeira esposa. 

Embora a letra descreva claramente os pensamentos de um perseguidor obsessivo (“cada passo que você dá, eu vou estar te observando”), muitos ouvintes ainda confundi-la com uma canção de amor romântico, por causa de sua melodia agradável.

Sting estava surpreso com este fato. Ele disse: “Um casal me disse: ‘Oh, nós amamos essa música! Foi a canção principal tocada no nosso casamento” Eu pensei, bem, boa sorte”.

Mas talvez não deva ser surpreendido com a confusão sobre o significado da canção. As pessoas comumente tem flagrante ciúme por ser um sinal de verdadeiro afeto e compromisso. “Não é lindo?”

Eles podem dizer. Ele está se esforçando para proteger seu relacionamento. Ele deve realmente importa”. Bem, não tão rápido. O ciúme é um sinal de cuidado – mas o que ele aponta é problema adiante. Aqui estão três razões:

Ciúme sinaliza falta de confiança em si mesmo

ciúme

Se você tiver certeza que todo mundo encontra o seu parceiro ao longo do dia é mais inteligente, espirituoso, mais bonito e mais divertido do que você – é, portanto, uma ameaça para roubar seu amado – que é forte incentivo para mantê-la em uma rédea curta.

Limitar a exposição a potenciais concorrentes se torna uma batalha de alto risco para a sobrevivência do relacionamento – é assim que você pensa.

A verdade é que nenhuma quantidade de possessividade, fazer beicinho irá mantê-lo seguro. Na verdade, é muito mais susceptível de prejudicar seu relacionamento do que qualquer um dos seus chamados defeitos.

A melhor defesa? Começar a trabalhar em sua auto-imagem. Confiança só é poderosamente atraente – e uma ótima maneira de manter os olhos do seu parceiro em você.

Ciúme sinaliza falta de confiança no parceiro

Ninguém chega à idade adulta sem sofrer um coração partido ao longo do caminho. Isso significa que cada um de nós tem um balde cheio de memórias dolorosas.

Nós o vasculhamos em busca de pistas sobre o que deu errado e estratégias para prevenir uma repetição. Depois de uma traição dolorosa, a confiança é a primeira coisa a ir e o último a voltar – mesmo em um relacionamento novo.

O comportamento ciumento é uma maneira de dizer: “Você tem que provar que você não vai me machucar também. Até então eu vou ver você de perto”.

Mas é impossível para qualquer um provar que eles não vão fazer -. E injusto esperar que eles tentem. Aqui está uma abordagem melhor: “Você é livre para ser você mesmo. Vou confiar em você até que você me dê uma razão para não.”.

A confiança é a cola que une qualquer, relacionamento amoroso comprometido. Ciúme é um solvente que corrói a confiança, a dissolução do vínculo que mantém dois amantes unidos.

Ciúme sinaliza necessidade de controle

Amantes rivais não é a única coisa que pode ameaçar uma pessoa ciumenta. As possibilidades são, um indivíduo suspeito também procura limitar qualquer coisa na vida de seu parceiro que não inclui-lo: o tempo gasto com amigos, família, ou perseguir hobbies ou interesses solitários.

O ciúme é tudo sobre a tentativa de restringir, manipular e monitorar o comportamento e as escolhas de outra pessoa.

Veja se o seu relacionamento está cada vez mais preenchido com perguntas como: Você já ouviu falar dessa pessoa no Facebook de novo?” “Onde você estava? Por que você estava falando com ele? Quem te mandou essa mensagem de texto?

A insegurança muitas vezes leva uma pessoa a tentar orquestrar situações para eliminar ameaças percebidas, mas este tipo de tratamento é tóxico a longo prazo.

Na verdade, o comportamento de ciúmes no início pode ser um prenúncio de controle ainda mais apertado conforme o relacionamento progride.

Uma relação prospera em liberdade, a liberdade para as pessoas crescer e se desenvolver, para ser autêntico e genuíno, para buscar novas oportunidades.

Ciúme infundado é um estrangulamento Certifique-se de sufocar qualquer relacionamento romântico. Quer uma relação de amor saudável duradoura?

Certifique-se que ambos os parceiros têm o espaço, encorajamento e autonomia para ser quem são – sem alguém vigiando cada respiração e movimento.

Artigo traduzido do original em inglês Jealousy: Why it Can Ruin Your Relationship

Leia mais:
Fechar