Infográfico- O que os brasileiros fazem na Internet

Pesquisa conduzida pela IAB Brasil e pela ComScore chamada “Brasil Conectado 2” indica que a melhor maneira de falar com o consumidor brasileiro na atualidade é a internet. 74% dos consumidores brasileiros pesquisam na internet os produtos que pretendem comprar.

70% dos brasileiros costumam visitar os sites que veem em anúncios; 66% visitam a loja que esteja sendo anunciada. 63% são induzidos por anúncios online a desejar adquirir produtos anunciados na internet.

69% afirmam que a internet é o meio mais fácil de fazer compras. 63% se sentem seguros em usar o cartão de crédito para fazer compras online.

58% preferem ver publicidade incorporada em vídeos online em vez de pagar para ver o conteúdo; 23% já fizeram compras usando seus smartphones e um número ainda maior já fez compras usando um tablet.

Já uma pesquisa da IPC Marketing revela diversos agregados sobre o consumo no Brasil. Nela, observa-se que:

  • O consumo do brasileiro crescerá 10% em 2013 em comparação com 2012, ultrapassando a marca dos 3 trilhões de reais.
  • A classe B tem o maior poder compra (48% do consumo nacional) somando gastos iguais a 1,3 trilhão de reais.
  • O consumo da classe C1, somando 518 bilhões de reais, praticamente empatará com o da classe A, que deve chegar a 539 bilhões de reais.

Os principais produtos e serviços em que o brasileiro gasta seu dinheiro são manutenção do lar (25%), saúde e higiene pessoal (9%), transporte (7,5%).

Material de construção (5%), vestuário e calçados (4,7%), viagens e lazer (3,5%), educação (2,5%), aparelhos eletrônicos (2,2%) e móveis e produtos para o lar (1,8%).

Estudo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços mostrou que as compras com cartões de crédito em 2012 somaram 26% do consumo doméstico, contra 16% em 2007.

O brasileiro é o segundo maior consumidor de produtos eletrônicos do mundo, segundo pesquisa da Accenture, com gasto anual médio de 1.080 dólares. 85% dos brasileiros fazem compras por impulso, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Os turistas brasileiros gastaram mais de 6 bilhões de dólares em viagens ao exterior no primeiro trimestre de 2013. 63% dos brasileiros recomendam produtos nas redes sociais, segundo pesquisa da Rakuten.

brasileiros

Veja também este Infográfico: As Verdades Sobre as Mídias Sociais

Leia mais:
Fechar