Os 10 Piores programas da televisão

Outro dia postei o seguinte comentário no Facebook Ando pensando em criar um artigo – Os 10 piores programas da Televisão atualmente. Houve manifestações afirmando que 10 era pouco para listar os considerados piores programas.

Claro, que esta é uma coisa subjetiva e passível de discordância num ponto ou outro. Mas há unanimidade no fato de que a televisão brasileira é totalmente carente de bons programas.

Há alguns poucos programas que podemos considerar bons ou razoáveis. Um exemplo é O Mundo Segundo os Brasileiros que tem sido elogiado pela critica.

A proposta do programa é destacar o mundo segundo a ótica e experiências dos brasileiros no exterior. Apesar de ser veiculado nas madrugadas na Band, tem alcançado bons índices de audiência, razão porque ganhou capítulos extras.

Estados Unidos, Cingapura, República Checa e Taiwan são países que já ganharam destaques no programa.

Antes de listarmos Os 10 Piores programas da televisão atualmente, adianto que opino na condição de espectador e consumidor.

Críticos de TV

Nos últimos anos uma categoria vem ganhando destaque nos Estados Unidos, Os Críticos de TV, profissionais que acompanham a programação da TV americana e que fazem relatos acerca do que o público acabou de assistir.

Estas críticas advém da necessidade e preocupação duzamericanu em ofertar boa programação. Então você me pergunta: “É boa a programação da televisão americana?”.

Simplesmente, digo que não sei, não sei, não sei. A minha proposta aqui é falar dos 10 Piores programas da televisão atualmente.

Quando me assento na frente de uma televisão, torno-me espectador e consumidor, então é natural que eu busque qualidade, transmissão de conhecimento e informação ou simplesmente entretenimento.

Ocorre que as pessoas tem preguiça de pensar e aceita passivamente a qualquer coisa que passa na TV, que vive de Ibope e anunciantes.

Esta condição leva os programadores e responsáveis pelas tevês a empurrar soluções fáceis, a apresentar programas considerados “água com açúcar”. Não havendo critica, não há qualidade e nem compromisso do melhor.

10 Piores programas da televisão

Fiz questão de destacar que minha lista representa o momento em que faço esta constatação, (dezembro de 2013), afinal, mesmo sendo péssima em termos de qualidade.

A programação da TV tupiniquim é dinâmica, então um programa que existe hoje, dada as circunstâncias pode não existir amanhã.

A ordem da apresentação não quer dizer que o programa que aparece em oitavo lugar seja pior do que o que aparece em segundo, ou vice versa. Começo com os que não assisto de jeito algum, que considero não haver informação agregada.

A esta altura, tem já tem quem pense “Mas, que blá, blá miserável, fale logo pé de pano!” Ta bom lá vai…

1ª posição– Esquenta

10 Piores programas da televisão

O Esquenta comandado pela brega Regina Casé aparece aqui na primeira posição. O dominical tem a roupagem espalhafatosa e colorida das roupas da apresentadora.

Na tentativa de agradar e segurar um bom índice de audiência o programa tem a pretensão de ser o porta voz da periferia. O programa mostra um Brasil com valores culturais pobres ao levar para exibição o que considera a voz dos marginalizados.

Então é comum ver um linguajar cheio de gírias, moças seminuas rebolando, dançando funk e outros ritmos ao som de letras pobres e sem sentido, senão o de exaltar a sensualidade e o sexo fácil.

O Esquenta mostra o Brasil dos desgraçados, dos desprovidos de sonhos, dos que não tem expectativas, dos que estão juntos e misturados. Uma grande periferia, onde o nóia está próximo do traficante.

Onde a dona de casa e o trabalhador a tudo vê, tudo ouve, tudo sente, mas que finge que nada viu, nada escutou, nada sentiu e ainda tem o bandido e traficante como amigo do peito. Tudo junto e misturado, é esta a impressão que O Esquenta passa.

2ª posição – Balanço Geral

O Balanço Geral apresentado de segunda a sexta-feira pelo Geraldo Luis na Record é ruim de deixar decepcionado até o Capiroto. O programa é um misto de informação e entretenimento com situações que querem fazer crê o espectador que o assunto é inusitado e inédito.

Geraldo ainda sai as ruas a procura de moradores de rua para ajudar, explorando a desgraça alheia, querendo mostrar para milhões de brasileiros que a emissora paulistana e o apresentador são um poço de caridade.

Como desgraça pouca é bobagem, o Balanço Geral conta com o assistente de palco Marcos Batista dos Santos, o Marquinhos Anão, que aparece em situações pra lá de constrangedoras, como vestido de loira boazuda.

3ª posição – Vídeo Show

O Vídeo Show já era ruim, depois da chegada de Zeca Camargo que deixou o dominical Fantástico para apresentá-lo, ficou pior.

É a coisa mais destrambelhada atualmente, parece uma corrida de queijos ladeira abaixo, onde todos entusiasmados querem pega-lo, mas o mesmo termina por se espatifar numa rocha no fim da ladeira.

O homi é pra lá de sem graça. Ele colocou uma platéia que é constantemente solicitada a aplaudir os convidados igualmente sem graça e parece que também sem cérebro, dada a pobreza das intervenções e idéias apresentadas. Valha-me Deus!

4ª posição – Valdemiro Santiago

Os programas da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) liderada pelo apostolo Valdemiro Santiago é dos mais chatos e ofensivos, uma vez que fala ao emocional das pessoas.

Frequentemente Valdemiro aparece na frente da TV destilando rios de lágrimas, solicitando aos fiéis doações para fazer isto ou aquilo. O caso mais recente foi Valdemiro pedir ajuda aos fiéis para arrecadar cerca de R$21 milhões.

O vídeo abaixo mostra o Chuck Norris se irritando com a choradeira do homi e quebrando a televisão. Mas, calma lá, não use de atitudes extremas. Apenas mude de canal.

5ª posição – Super Pop

Não, nem tudo é ruim no Super Pop, programa apresentado por Luciana Gimenez na Rede TV. Salva apenas o desfile de lingerie.

O Super Pop quer apresentar um ar de modernidade, apresenta-se como um programa “antenado”, por conta disto convida todo tipo de pessoa ao programa, incluindo gays á prostitutas.

Com convidados com tão pouca classe, frequentemente há barraco. Quem aparece sempre por lá na condição de iluminado é o estilista Ronaldo Esper, que foi flagrado roubando vasos de cemitério.

10 Piores programas da televisão
Programa Super Pop apresentado por Luciana Gimenez. Na imagem Sabrina Sato, o estilista Ronaldo Ésper e Luciana

Uma musica que retrata bem o programa é Casa de Bamba, de Martinho da Vila. Luciana parece que faz questão de ser burra, dado o festival de besteiras que fala ao longo do programa. É muito absurdo para um programa só.

6ª posição – Pânico na TV

O programa dirigido por Emilio Surita ganhou destaque quando ainda estava na Rede TV, despertando a atenção da Bandeirantes, que contratou toda a trupe. Hoje o programa tem o nome de Pânico na Band.

O Pânico é um programa apelativo e preconceituoso. O humorístico faz piadas chulas e sem graça, tudo com muita mulher seminua dançando e rebolando, com forte conotação sexual. Esta receita tem desagradado a audiência, visto que o Pânico está em franca decadência.

7ª posição– Programa do Ratinho

Carlos Roberto Massa é apresentador no SBT do programa que leva o seu apelido, Ratinho. O programa parece um grande barraco, com excessos sensacionalistas e discursos moralistas. O Ratinho brande um cacetete com fúria na mesa, falando de corrupção e desmandos.

Ratinho não tem escrúpulos algum quando o assunto é audiência. Ele chegou a expor a tortura de uma criança de três anos. O bigode do apresentador lembra os bigodes de um rato. Aliás, é bem apropriado o nome do programa, pois o ambiente do roedor é promiscuo.

Falando de promiscuidade  o teste de DNA é a alegria de casais que entre tapas e acusações procuram aferir a paternidade de crianças que são bastardas.

Os participantes alisam os cabelos, vestem sua melhor roupa para ir ao programa. É como se vestissem porcos para deixá-los na lama.

A figura de um rato (Ratinho) retrata bem a promiscuidade que esta gentalha vive, em meio à miséria e desgraça, esperando uma migalha do Bolsa Família e enchendo o mundo de filhos e recorrendo a programas de televisão para saber a paternidade dos filhos.

8ª posição – Domingão do Faustão

“É brincadeira, bicho. Eu lendo aqui e apagam a luz? Quem foi que apagou a luz, p…?”. A fala é de Fausto Silva, apresentador do Domingão do Faustão.

Ele reclamava da produção do programa que havia apagado as luzes. Com a luz religada, Faustão reclamou dos insetos que voavam no estúdio: “Isso aqui está parecendo um zoológico, um simba safari. Olha a quantidade de bichos voando por aqui”.

Penso que só o fato do Faustão ficar o tempo todo consultando as instruções, já demonstra que o sujeito não tem a habilidade e condição de ter um programa visto por milhares de pessoas todos os domingos. Mas sabe cume, isto é empurrado na goela das pessoas com muita facilidade.

O povo tem preguiça de pensar, de analisar, de exigir coisa melhor. No palco, Fausto Silva frequentemente pratica bullying contra a sua produção.

Coitado do Caçulinha! Interessante que o Domingão ficou anos disputando o Ibope com outro programa igualmente ruim, o Domingo Legal. O loco meu!

9ª posição – Zorra Total

Eis aqui um programa perfeitamente dispensável. Veiculado nas noites de sábado. O melhor a fazer é ir dormir (caso, tenha perdido o sono), vale fazer qualquer coisa, desde ler um livro até arrumar aquela gaveta de documentos e contas que há meses clama por sua atenção.

O horário costuma não apresentar nenhum programa que mereça uma olhada, quase no mesmo horário na Record, costuma ser exibido o Legendários, tão ruim quanto o Zorra Total.

10ª posição – TV Xuxa

TV Xuxa é um programa de auditório, com entrevistas e números musicais, apresentado por Xuxa Meneghel nas tardes de sábado pela Rede Globo.

O programa é tão ruim, que o diretor Mario Meireles com ciúmes do crescente Ibope do desenho do Pica Pau, veiculado no mesmo horário na Record, postou mensagem no Twitter chamando o publico que assistia ao desenho de “retardado”.

Fazer programas para adultos (Sem indireta, ta), não é a mesma coisa que programas infantis, o publico é mais exigente… Bem, digamos que nem tanto!

Vote na enquete do artigo

QUAL O PIOR PROGRAMA DA TV BRASILEIRA

Esquenta

Balanço Geral

Vídeo Show

Programas Religiosos

Super Pop

Pânico na TV

Programa do Ratinho

Domingão do Faustão

Zorra Total     pollcode.com free polls

Concluindo, esta é a lista dos 10 Piores programas da televisão atualmente, claro que não há unanimidade a respeito deste assunto, uma vez que é questão subjetiva.

Juraci Rocha, um paulistano já cinquentão é Consultor de Expressão Verbal e Escritor com diversas obras publicadas. O editor escreve neste blog com o propósito e expectativa de apresentar o homem, poço de incoerências, um retrato de imprevisibilidade

Comentários

  1. Gean gonçalves da silva
  2. Bianchi
  3. vinicius
  4. larissa gata
  5. fernando roque
  6. HENRIQUE
  7. Renato
  8. marta arruda gaynor
      • vinicius
  9. Marcus
  10. joão victor inácio
  11. valdinar vieira pessoa
  12. Deives
  13. Bianca Santos
  14. Marlene bertti
    • joão victor inácio
  15. Helbert Alves
  16. Reinaldo Araujo
    • joão victor inácio
  17. LOPES
  18. Nan
  19. Adailton/Silva
  20. bto
  21. Ari
  22. Igor M.
  23. Luara
  24. Ed
  25. JORGE JERONIMO SILVA
  26. José Roberto
    • Ed
  27. Luiz
    • Ed
    • joão victor inácio
  28. sergio carlos
  29. Miguel
  30. Juliana Moraes
  31. claujdemir araujo
  32. Marcos Antonio Morais
  33. josias
  34. Vandilson
  35. onimeno Kyo
      • larissa gata
  36. altiva lobo
  37. Denis
  38. Reinaldo Araujo
278 Compart.