A tecnologia na ponta dos dedos das crianças

Os avanços tecnológicos trazem inúmeros benefícios para diversas áreas do cotidiano das pessoas. A área da saúde encontra novas formas de curar pacientes de doenças complicadas, a engenharia descobre novos métodos para aproveitar os materiais e diminuir os custos e a robótica permite que pessoas que perderam braços ou pernas possam voltar a ter os movimentos que tinham antes disso.

Da mesma forma, a tecnologia chega cada vez mais cedo à vida das pessoas. As crianças começam a ter acesso aos mais diversos itens tecnológicos cada vez mais jovens, e isso tem feito a diferença durante o processo de formação acadêmica e pessoal dos pequenos.

Muitas escolas (principalmente as particulares) têm feito parcerias com institutos de pesquisa e adquirido muitos materiais que instigam a curiosidade e facilitam o processo de aprendizagem das crianças. Além disso, mostrar para as crianças as novas tecnologias é prepará-las da melhor forma possível para o futuro, que tende a ser cada vez mais tecnológico.

O uso de tablets dentro das salas de aula já é algo que se tornou ultrapassado. Há algum tempo atrás, a escola que oferecesse este tipo de benefício aos alunos era considerada de vanguarda. Atualmente, com os preços de tablets tão baixos e com a evolução da tecnologia, há outros dispositivos que estão sendo estudados para ser incorporados à vida escolar das crianças.

Os tablets, além de facilitarem a distribuição de materiais e conteúdos, estimulam os pequenos a utilizarem a tecnologia como aliada em suas vidas. O que os pais devem fazer é ajudarem os filhos a entenderem melhor o novo mundo da tecnologia. Por isso, aquele papo de que “esse tipo de coisa não é do seu tempo” não pode fazer parte do cotidiano da família.

É preciso que os pais estejam preparados para as mudanças que o filho vai passar na escola. Afinal, de nada adianta ter toda uma educação voltada para a tecnologia na escola se, ao chegarem em casa, as crianças não podem praticar e aplicar aquilo que aprenderam.

Criança e tecnologia, cuidados necessários

tecnologia

Cada vez mais cedo as crianças tem acesso a tablets, smartphones e outras inovações tecnologicas

A internet é um local que proporciona muitas coisas para todos, inclusive para as crianças. Se os pais não tiverem consciência de que ela é uma ferramenta (e não uma arma contra os pequenos), certamente não saberão agir diante de perguntas e fatos que eles indaguem.

A tecnologia é necessária e ficará ainda mais necessária com o tempo. Por isso, não se deve tentar inibi-la, mas tentar utilizá-la para benefício próprio e dos filhos.

Com relação a outras coisas e outras atrações do mundo da tecnologia, é preciso saber distinguir aquilo que é bom do que pode prejudicar a educação de nossas crianças. Além disso, é necessário saber educá-las para que elas não sejam seduzidas por pessoas mal intencionadas na web.

Todos conhecem os perigos que existem na internet e como pode ser perigoso se aventurar nela sem ter experiência. Portanto, um bom papo antes de permitir que seu filho saia por aí falando com qualquer pessoa que lhe dê atenção é o suficiente para evitar que ele seja surpreendido e seduzido por promessas vazias e que podem significar um grande problema na vida de sua família.

Conteúdo Correspondente  Você sabe o que é coração elástico

A tecnologia na ponta dos dedos das crianças

Tempo de leitura: 2 min
8 Shares